terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mortes por gripe H1N1 podem ter sido 15x maiores do que se imaginava

Mortes por gripe H1N1 podem ter sido 15x maiores do que se imaginava

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por Cesar Grossmann em 27.06.2012 as 16:00
Share

No período entre abril de 2009 e agosto de 2010 aconteceu a primeira pandemia global do vírus da gripe suína, também conhecido como H1N1. Na época, o número global de mortes confirmadas pela gripe suína foi de cerca de 18.500, mas os especialistas já apontavam para a probabilidade dos números serem bem maiores, porque nos países mais pobres os recursos para confirmar uma infecção como sendo do H1N1, ou até mesmo a coleta destes dados, era deficitária. As estimativas mais recentes estavam entre 151.700 e 575.400.

O novo estudo, publicado no Lancet, um periódico que reúne artigos científicos revisados por outros cientistas, chegou à conclusão que o número provável de mortes está em torno de 284.500 óbitos. Destas mortes, 59% aconteceram no sudoeste asiático e África, região que concentra 38% da população mundial.

Além disso, a gripe suína matou um número alto de pessoas com menos de 65 anos, quando comparada com a gripe sazonal – cerca de 80% dos casos.

Os novos números foram obtidos analisando os números de casos de doentes com sintomas de gripe e os que faleceram, obtidos com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas este número ainda não é definitivo, e deve ser revisado à medida que os estudos sobre os casos em países pobres e em desenvolvimento, como a Índia e a China, começarem a chegar. Outro país cujas estimativas são consideradas muito baixas é o México.

Os pesquisadores esperam que números mais precisos ajudem a aprimorar a resposta dos serviços de saúde em futuras pandemias que afetem países pobres e em desenvolvimento, e também a aumentar a conscientização da população em geral quanto às medidas profiláticas.

Eu não sei vocês, mas eu voltei a usar o álcool gel para lavar as mãos, e estou usando máscara nas minhas duas horas diárias de transporte coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário