quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

nano station configurar

Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010
Como configurar e usar uma NanoStation:
Desde que tenho este blog sempre tenho recebido alguns e-mails de leitores pedindo-me ajuda neste ou naquele ponto, tudo relacionado obviamente com alguns posts que tenho feito. Um dos casos mais comuns é precisamente sobre o material da Ubiquiti mais concretamente as NanoStation e as dificuldades iniciais que afinal são comuns de quem se inicia...

Assim aqui ficam estas breves e básicas instruções para colocarem as vossas NanoStations a funcionarem muito facilmente em 7 passos logo que sejam desempacotadas :) Atenção que é um exemplo para uma NS com as definições de fabrica para funcionar em modo de cliente...


Vou utilizar print-screens de uma NS2 ligada em testes a um dos meus routers (cliquem nas imagens para visualizarem melhor), esta pequena configuração como cliente servirá decerto modo para a generalidade dos equipamentos da Ubiquiti baseados no sistema AirOS 3.0 e superiores (excepto o AirOS 5 que equipa os novos equipamentos com a tecnologia M IEEE 802.11n).....

Ponto 1 - Normalmente quem compra uma NanoStation quer apanhar redes Wireless com sinais abertos ou Hotspots perto de casa por isso deverá desligar todos os acessos a Internet ou redes locais no computador em que pretende ligar a NanoStation.... isto para evitar desde logo possíveis conflitos de IPs.

Ponto 2 - Depois de ligar correctamente a NanoStation à placa de rede do seu computador (ligue correctamente o POE também) e tendo como referencia o Windows XP: / Painel de Control / Ligações de Rede / E na placa de rede onde está ligada a Nano clique com o segundo botão do rato para aceder às propriedades / Depois seleccione o Protocolo Internet (TCP/IP) e novamente em propriedades (altere como na figura e faça OK):

Ponto 3 - Este passo anterior é um truque simples que nós permite aceder desde logo às configurações da NanoStation, para isso e com um navegador web como o Firefox ou IE, digite na barra de endereços: http://192.168.1.20 clicando depois em enter aparecerá uma caixinha pedindo o user e password coloque : ubnt (em ambos os campos) e chegamos ao sistema de configuração da NanoStation o AirOS:


Ponto 4 - No sistema verifique no separador SYSTEM se a firmware da NS é pelo menos uma versão 3.0 ou superior, caso seja inferior recomendo a sua actualização : (é importante porque se bem me lembro as primeiras NS vinham "flashadas" com uma versão 2.0 que as limitava bastante em termos de funções)

* Podem fazer o download da firmware mais recente neste link: http://www.ubnt.com/support/downloads.php.
* Há data deste post a firmware mais recente para a NS2 é a v3.5 exactamente a mesma versão desta NS2 que serve de teste.
* ATENÇÃO que tal como todos os updates de firmware há o risco de "brickar" o aparelho, ao qual eu obviamente não me responsabilizo.
* No separador SYSTEM é só carregar no botão de upgrade de firmware carregando o ficheiro .bin da firmware previamente descarregado e esperar 4 ou 5 minutos que o processo termine.

Ponto 5 - Voltando ao AirOS vamos ao menu LINKSETUP e escolhemos o modo station e no botão select que aparece vamos pesquisar pelas redes que a NanoStation apanha na posição em que se encontra... e na caixa que abre será apresentada detalhadamente as redes no alcance da NS: (e seleccione a rede a que pretende ligar-se)


Ponto 6 - A NS selecciona automaticamente o tipo de encriptação da rede isto no caso de uma rede fechada, bastando depois colocarem a respectiva chave da rede que o vosso fornecedor, amigo, familiar ou vizinho lhes forneceu :)
É MUITO IMPORTANTE que depois da rede escolhida no ponto 5 e já com a chave de rede colocada cliquem no botão Change em baixo e depois em cima quando aparecer o botão Apply para finalmente conseguirem ligação com a rede: (clique nas imagens para visualizar melhor)


Ponto 7 - PARA FINALIZARMOS volte ao ponto 2 e desta vez desmarque todas as alterações feitas anteriormente no separador das propriedades do protocolo internet TCP/IP escolhendo Obter automati...... como está na figura. Depois finalmente poderá utilizar a NS para aceder a Internet e a outras redes... :)


Notas: Caso não exista nenhuma alteração na rede previamente configurada nunca mais precisarão de voltar a configurar a NS!!! Ela funcionará em qualquer aparelho com uma entrada de rede sem necessitar de qualquer instalação de drivers!!! PCs, BOXs, Consolas, Cameras..... É ÚTIL NÃO ?

Altere o user e a password do sistema AirOS "ubnt = toda a gente a sabe" e alguém dentro da sua rede pode aceder a NS! (alteração dentro do separador SYSTEM)

Lembre-se que a NS precisa de boas linhas de vista para óptimas performances :)

LINKS ÚTEIS :
RedesPT - Compre material da Ubiquiti em Portugal.
Ubiquiti - Site oficial dos fabricantes, visita obrigatória.
Firmwares - Download do site oficial das ultimas firmwares.
Utilitários - Um programa que lhes mostra o IP da NS.
Forum Oficial - Visita obrigatória para retirar duvidas.

Complete este howto e aumente os seus conhecimentos sobre mais configurações avançadas da NS e do sistema AirOS no excelente Wiki oficial em Inglês ou em Espanhol.

Caso falte algo deixe nos comentários, essa é também uma maneira de contribuir e ajudar alguém mais "enrascado" :)
Poderá também gostar de:
Uma Prenda da Ubiquiti.
Eu já tenho uma! A Nano Station 2
howto - Instalar um cliente de torrents (Transmission) em ...
howto - Instalar um cliente de Newsgroups, o NZBGET para ...
LinkWithin
Bookmark and Share
Publicada por Nuno Pereira em 12:42
Etiquetas: howto, NanoStation2, Redes, Ubiquiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário